BLACK FRIDAY IS A CON
“It’s more about what you didn’t get on sale (…) or just how much shiny but useless stuff you can grab faster than the next person.”
No livro “Less is More”, uns anos depois deste post de Seth Godin, Jason Hickel refere o conceito de ‘use-value’ que, não é mais do que tudo o que pode ter valor útil para o seu detentor: uma cadeira para nos sentarmos à mesa ou um casaco para nos protegermos do frio.
Da mesma forma, faz a equivalência: “Publicidade” = “manipulação à escala industrial”.
A “Publicidade” (eu tomo a liberdade de meter o Marketing no mesmo saco) tem a capacidade de nos fazer sentir inferiores ou em falta com algum ideal de estilo de vida e que, se não o atingirmos, não cumprimos o nosso potencial ou não estabelecemos a nossa posição social.
Ter a consciência destas tentativas de manipulação é ainda mais fácil quando somos confrontados com as 37 marcas de pasta de dentes ou os 43 detergentes para a roupa, disponíveis na prateleira do supermercado.
(Originalmente publicado no LinkedIn a 27 Nov 2023)